domingo, 21 de outubro de 2012

Visita Técnica ao córrego do Queima Pé curso técnico de meio ambiente


 
 Caracterização e observação do ambiente.

Observado a reserva podemos analisar que ela se encontra em recuperação existe varias espécies de árvores em regeneração bem diversificada. Os cipós estão intercalados nas plantas, isso indica a falta de animais no ambiente natural.   

A zona de transição aqui é o ponto da pastagem para a floresta nativa, temos o limite entre uma biocenose e outra. Temos o efeito de borda, podemos observar que as plantas avançam a pastagem a menos de dois metros. Na área da APP existem árvores típicas do cerrado, essas estão avançado sobre a pastagem entendemos que estamos em uma área de recuperação. 

Na medida em que vamos entrado na mata podemos observar os cogumelos compositores indica a presença de matéria orgânica e de pequenos animais como as formigas saúvas, no ambiente natural, seus predadores são os Tatus e os Tamanduás, encontramos também o caso da figueira e o buriti ela estrangula as outras árvores, mas não consegue eliminar o buriti por causa da matéria orgânica acontece à interação e o buriti cresce em grande quantidade no solo. O buriti é vegetação típica dos rios de Mato Grosso, encontramos o cogumelo vermelho ele é de uma espécie rara, encontramos briófitas, e também uma árvore chamado sauro sua madeira é usada para fazer moveis. Tivemos também aulas de vazão do córrego.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário